sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Irracionais: Os números que tanto perturbaram os gregos...

Os números irracionais são números que não se podem exprimir como uma razão (isto é, um quociente, uma fracção) de números inteiros. São… incalculáveis e incomensuráveis. Por isso também lhe chamaram números “mudos”, números“cegos”, números “surdos”, ou ainda números que “perderam a razão”…
A origem histórica da necessidade de criação dos números irracionais está ligada com dados de geométricos que se podem concretizar no problema da medida da diagonal do quadrado quando a comparada com o seu lado:

Teorema de Pitágoras:" A soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipótenusa
"Dado um quadrado de lado igual à unidade,
quanto mede a diagonal?
Neste quadrado, de lado 1, verificamos que a diagonal 
d² = 1² + 1² = 2, 
então teremos que o comprimento da diagonal
é dado pela √2.
Foi a tentar resolver este problema usando o Teorema de Pitágoras que os gregos descobriram um "novo" número: o número √2.
O Teorema de Pitágoras provocou, assim, a descoberta de novos números: os irracionais. Representam um marco importante para o pensamento humano, mas foi muito perturbadora para os pitagóricos. De tal maneira, que quiseram manter secreta esta descoberta.
A raiz quadrada de 2 é portanto um dos números irracionais mais célebres. Se tentarmos calculá-la vemos logo que deve ser 1 e …. Qualquer coisa. Mas a “qualquer coisa” é que é o problema! Alguns matemáticos antigos iam perdendo também a razão a tentar descobrir essa “qualquer coisa”! O mais que apuraram, pobres deles, foi 17/12, que é 1 mais “qualquer coisa” (1 é, como sabes, 12/12). Mas o quadrado de 17/12 é 289/144… E que 2 é… 288/144!
Era “quase”!
Os números irracionais são números que são quase exprimíveis como um quociente de números inteiros… Mas a que falta sempre o “quase”!
Assim,
Um número será irracional quando não se pode traduzir por uma fracão do tipo a/b. Dito de outra maneira: Um número diz-se irracional quando não pode exprimir-se por uma dízima finita ou infinita periódica. (Uma dízima será infinita periódica quando existir um conjunto de algarismos que se repete. Exemplo: 1,23452345... que muitas vezes se escreve 1,(2345). O período é o conjunto desses algarismos que se repetem, no nosso exemplo o período é 2345)
Curiosidade
O resultado d cálculo de √2 com algumas casas decimais:
1.4142135623730950488016887242096980785696...
 
 

34 comentários:

  1. Muito bom , achei super interessante quando ele fala do teorema de pitagoras , e além disso ajuda também no entendimento mais profundo sobre esse assunto .

    João victor . 1° ano b manhã .

    ResponderExcluir
  2. assim fica mais fácil de compreender os números irracionais.

    LÍVIA ABREU DE FREITAS N- 33 1ANO C - MANHÃ

    ResponderExcluir
  3. o os números irracionais e muito difícil de entende pq quando vc ta fazendo um calculo e da um irracional eu fico com muita raiva pq...
    a ai vc se pegunta qual e raiz de 2
    e somete 1.4142135623730950488016887242096980785696...
    quequeisso



    Rafael 32 1B

    ResponderExcluir
  4. com essa explicação fica bem mais fácil que os alunos aprendam sobre os números irracionais.

    LÍGIA ABREU DE FREITAS N-25 1ANO B - MANHÃ

    ResponderExcluir
  5. Antes os números irracionais perturbavam os gregos agora eles me perturbam, mas com essa explicação deu pra entender a origem dos números irracionais consegui aprender mais um pouco sobre eles com essa explicação.
    Rilla Sena nº:37
    1 ano A Manhã

    ResponderExcluir
  6. ficou mais facil de entender os numeros irracionais.e tambem me ajudou a entender sobre teoremas de pitagoras


    Monica nª:13
    1ano B manhã

    ResponderExcluir
  7. entendi que os numeros irracionais são números que não se podem exprimir como uma razão.eles tambem me ajudaram a entender que Foi a tentar resolver este problema usando o Teorema de Pitágoras que os gregos descobriram um "novo" número: o número √2.

    Marcosuel Santos.
    1°ano C Manhã.

    ResponderExcluir
  8. QUANDO FALAMOS DE NUMEROS IRRACIONAIS LEMBRAMOS LOGOS DOS DIVERSOS NUMEROS E PONTINHOS E ISSO DESPERTA O INTERESSE DE SABER A CADA VEZ MAIS COMO ACONTECE. TEXTO BEM EXPLICATIVO! ANTONIA JULIANA N:05 1 ANO D-MANHÃ

    ResponderExcluir
  9. Achei interessante ai,apesar de citar teorema de pitagoras, mas numeros inrracionais é muito complicado de se intender mas deu pra tirar um pouquinho das minhas duvidas. Mas ainda não tá tudo claro pra mim!

    Matheus Vieira 1ª ano c Nª36

    ResponderExcluir
  10. Roberta Andressa Leonel Ferreira - 1° ano B22 de outubro de 2011 às 15:18

    OS números irracionais são bem interessantes, mesmo assim acho eles bem "chatinhos" , dão trabalho demais --' mas nem por isso devemos deixar de estudar e nos interessar por eles. :)

    ResponderExcluir
  11. Alessandra Sousa Serpa. Nº:01. 1ºB.

    Salve Salve os pitagóricos, q fizeram essa importante descoberta q nos trazem até hj muita dor de cabeça. Mas quem foi o matemático q quebrou a cabeça pra descobrir o resultado da √2??? Pq foi com esse resultado q enfim ficou comprovado q existe o infinito.

    ResponderExcluir
  12. Realmente os irracionais são um verdadeiro problema, é sempre importante termos acesso a informações como essas que nos facilitam no dia-a-dia escolar.E a parte que fala de Pitágoras é bem interessante!
    Joyce Elayne Silva Morais-n° 23
    1° ano D

    ResponderExcluir
  13. os numeros irracionais não era um problema só pros chineses mais sim ate hoje la na sala primeiro ano c esses numeros pertubam a todos! kkkkkkkkkkkk
    sempre é bom saber um pouco da historia dos numeros!!
    tiago lopes 1°c n°42

    ResponderExcluir
  14. É interessante saber como foi descoberto esses numeros que ate hoje nos causa muita dor de cabeça.
    Kamila 1° ano C n°27

    ResponderExcluir
  15. numeros irracionais ,incrível como eu nunca me dei bem com eles ,mais a cada explicação parece qe vai se tornando menos dificil .
    thayna chaves 1° A

    ResponderExcluir
  16. Robson Pimenta 1 ano B24 de outubro de 2011 às 16:32

    Continuam sendo problemas para a gente até hoje!

    ResponderExcluir
  17. Dayana Oliveira. Nº:11. Série:1°A.
    Números irracionais o grande problema como diria alguns, mas eles têm uma importância como todos os outros, mesmo sendo mudos cegos e surdos e irracionais!

    ResponderExcluir
  18. como todos os numeros, os numeros racionais tambem servem para alguma coisa e por isso é que devemos aprender mais sobre eles.

    ResponderExcluir
  19. como todos os numeros, os numeros racionais tambem servem para alguma coisa e por isso é que devemos aprender mais sobre eles.
    lucas sousa 1c manha

    ResponderExcluir
  20. Os numeros irracionais naum pertubaram somente os gregos naum . Ainda pertubam ate hoje os alunos srsr. Mais essa explicaçao tornou bem mais facil para entendermos os numeros irracionais.

    Patricia Lino F . 1ºano "C" N:39

    ResponderExcluir
  21. Ana Karine. N°:03. Série:1° C.

    Os irracionais são bem complicados de serem trabalhados, mas com eles temos a oportunidade de reconhecer como a matemática evoluiu e evolui!

    ResponderExcluir
  22. Confesso que odeio números, principalmente os irracionais, mas fazer o quê se são importantes na nossa vida? O que seria de nós sem eles? Valeu!
    Fca Camila n°14 1°ano A

    ResponderExcluir
  23. Os numeros inrracionais são muito importante ,complicados mais tambem interresantes,não muito bons para trabalha por não ser muito facil de se trabalha com eles,sem o alxicio de uma calculadora,mais eles nos mostram que a matematica e uma infinito que nunca acaba ,sempre inovando e evoluindo
    João victor N 24 1c

    ResponderExcluir
  24. É nessa parte da matematica ( raiz quadrada) sabendo a tabuada é facil , aliás, sabendo a tabuada matematica fika bem mais facil , se eu tivesse lido sobre os irracionais antes , talvez eu num tivesse na prova , Mas com esses numeors mostra que a matematica sempre ta evoluindo ..

    Mateus Maciel 1°A n°: 43

    ResponderExcluir
  25. muito interesante esse asunto afinal sempre importante aprender coisas novas
    Yury 1ºD manha Nº 40

    ResponderExcluir
  26. os numeros irracionais tem grande importancia mas nem sempre sãofaceis de se manusear
    jamilli 1°"D" manha n°20

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  28. Antes os numeros irracionais me pertubava agora com as explicaçoes ficou melhor de entender.

    Anderson Silva.1ªAno C Nª05

    ResponderExcluir
  29. Entendi que os números irracionais pertubaram tanto os gregos como nos "pertubam" nos dias de hoje pq eles são muito difíceis de se calcular, pois além de não poderem ser representados como uma fração ou uma razão eles são considerados incalculáveis. Os números irracionais também eram eram chamados de números "cegos", "mudos"...
    Muito interessante, consegui entender um pouco mais sobre esses números, que na minha opinião, são difíceis de se calcular.
    Larissa P. Rufino N°25 1°ano D

    ResponderExcluir
  30. Entendi que na historia dos numeros irracionais está ligada com dados de geometricos e foi a tantas resolver este problema usando o Teorema de Pitagoras que provocou a descoberta de novo números:os irracionais.Os numeros irracionais que são quase exprimiveis como um quociente de numeros inteiros.Mas que falta sempre o "quase".O período é o conjunto de algarismos que se repetem.Um numero será irracional quando não se pode traduzir por uma fração do tipo a/b.
    KarinaBernardo Nº24 1Ano D

    ResponderExcluir
  31. Bastate interessante, poder aprender mais sobre a materia de um jeito mais dscontraido...
    Karina Bernardo N°24 1AnoD

    ResponderExcluir
  32. Muito bom , aprendi um pouco sobre a teoria , mais na pratica só na sala de aula , porque é muito difícil tem que ser explicado por profissional como o Robson

    Nome:José laerto ribeiro lúcio filho
    N°:21
    Série:1°b Manhã

    ResponderExcluir
  33. Parabéns para os gregos,pq eu ainda estou quebrando a cabeça,pra entender isso.
    brincadeiras a parte.muito bom isso tudo,tudo isso ,só por pura curiosidade dos matematicos.
    e mesmo assim inda fica dificio a coisa
    Gonçalo Lopes M. Junior 1ºC Nº:19

    ResponderExcluir
  34. muito otimo a materia, so assim deu pra aprender mais um pouco! tava um poukinho complicado mais agora td melhorou! adorei professor
    yara rodrigues n:40 1b manhã

    ResponderExcluir