sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Como surgiu o zero?


Para responder essa questão é necessário saber que os hindus ( Índia ) foram os criadores do sistema de numeração posicional baseado no número 10 e que muitos cálculos efetuados por eles eram realizados com a ajuda de um ábaco, instrumento que para a época poderia ser considerado uma verdadeira máquina de calcular.

O ábaco usado inicialmente pelos hindus, consistia em meros sulcos feitos na areia, onde se colocavam pedras ( 200 a. C. ). Cada sulco representava uma ordem. Assim, da direita para a esquerda, o primeiro sulco representava as unidades, o segundo as dezenas e o terceiro as centenas.
O Sulco vazio do ábaco, indica que não existe nenhuma dezena. Mas na horas de escrever o número faltava um símbolo que indicasse a inexistência de dezenas.
E, foi exatamente isso que fizeram os hindus (indianos ), eles criaram o tão desejado símbolo para representar o sulco vazio e o chamaram de Sunya (vazio). Dessa forma, para escrever o número representado no ábaco de areia, escreviam o 2 para as centenas, o 3 para as unidades e entre eles faziam o desenho do sulco vazio, para indicar que não havia no número nenhuma dezena.
Ao introduzir o desenho do sulco vazio entre os dois outros símbolos os hindus criaram o zero que, desde aquela época já se parecia com o que usamos hoje.
A inclusão do zero no sistema de numeração pelos indianos só aconteceu à 1300 anos atrás. O número zero é, portanto um companheiro relativamente "novo" dos restantes números.
A maneira como representamos os números hoje em dia provavelmente teve origem nesse sistema numérico criado na Índia. Os árabes o levaram para a Europa no século 10. Por esse motivo, são chamados algarismos "indo-arábicos".

26 comentários:

  1. Se não existisse o 0(zero) - e o 1 - essa praticidade e interatividade de usar o computador para acessar este blog não seria possível.

    "Os computadores digitais trabalham internamente com dois níveis de tensão, pelo que o seu sistema de numeração natural é o sistema binário (aceso, apagado). Com efeito, num sistema simples como este é possível simplificar o cálculo, com o auxílio da lógica booleana. Em computação, chama-se um dígito binário (0 ou 1) de bit, que vem do inglês Binary Digit. Um agrupamento de 8 bits corresponde a um byte (Binary Term). Um agrupamento de 4 bits, ainda, é chamado de nibble." - Wikipedia

    Matemática esta em todos os nossos dias! :D

    Ocelio Amaral - 33
    1º A

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O ta falando ai que o 0 não existia
    e ela toda vez que um dezena não tinha ele se complicavam . ai não ta so mostrando a invenção do 000 mais a ábaco que e uma calculadora simples e fácil de faz e que foi de grande ajuda nos tempos antigos ne o que o cara falou ai encima do codigo bimario e muito legal olha so a tabela
    Decimal Binário
    0 =0000
    1 =0001
    2 =0010
    3 =0011
    4 =0100
    5 =0101
    6 =0110
    7 =0111
    8 =1000
    9 =1001
    10 =1010
    11 =1011
    12 =1100
    13 =1101
    14 =1110
    15 =1111
    por isso que ele falou que o codigo binario e 4 bits ou 4 certares pra cada numero

    Rafael 32 1B

    ResponderExcluir
  4. EU APRENDI UM POUCO MAIS SOBRE COMO SURGIU O ZERO,E ASSIM FICOU MAIS FÁCIL DE COMPREENDER MELHOR SOBRE O SURGIMENTO DO NUMERO ZERO.

    LÍVIA ABREU DE FREITAS N- 33 1ANO C - MANHÃ

    ResponderExcluir
  5. com esse texto podemos aprender um pouco mais sobre o numero zero e como ele surgiu.
    gostei muito desse texto.

    LÍGIA ABREU DE FREITAS N- 25 1ANO B - MANHÃ

    ResponderExcluir
  6. aprendi hindus ( Índia ) foram os criadores do sistema de numeração posicional baseado no número 10. que para ajudar a fazer esses calculos era ultilizado um instrumento conhecido como ábaco, que era praticamente uma máquina de calcular.

    Marcosuel Santos.
    1°ano C Manhã.

    ResponderExcluir
  7. muito espertos esse hindus,eles ajudaram tanto a nossa vida criando o zero redondo e vazio do jeitinho que ele é na matematica nao representa nada + se n fosse ele nem imagino como seria !

    Patricia n°30 1°B manha

    ResponderExcluir
  8. UM POUCO COMPLICADO ENTENDER ESSE ABACO,MAS PARA ELES ERA UMA GRANDE MÁQUINA POIS COM ELA ELES REALIZAVEM SEUS CALCULOS.ANTIGAMENTE O ZERO ERA CONSIDERADO SEM VALOR NENHUM, MAS HOJE SABEMOS QUE APRESENÇA DELE OU SUA AUSÊNCIA FAZ MUITA DIFERENÇA. ANTONIA JULIANA N:05 1 ANO D

    ResponderExcluir
  9. Interessante essa matéria, descubrir como foi que surgido o numero 0(zero) acho que se não esistise o numero 0(zero) acho que não seria possivel existir os outros numeros. :D

    Antonio Bruno N°06 1°ano C manhã

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante,Os indianos são muito inteligentes, podemos dizer, pq eles inventaram uma coisa em que hoje en dia é muito ultilizada.
    E outra tbm se o numero zero não existisse muita coisa não poderia ser feita.

    Matheus Vieira 1ªC nª36

    ResponderExcluir
  11. Roberta Andressa Leonel Ferreira - 1° ano B22 de outubro de 2011 15:24

    Poxa, essa matéria tá muito legal, descobrindo com surgiu tudo :D com certeza se os Indianos não estivessem descoberto a importância do zero, os cálculos matemáticos não seriam tão fácil.

    ResponderExcluir
  12. Alessandra Sousa Serpa. N°:01. 1°B.

    Bem legal a história do número zero e ainda saber q ele é o mais recente, num dá nem pra acreditar.E esse ábaco deles hj deve ser a nossa calculadora, q pra falar a verdade, é bem mais fácil de utilizar. Com o zero houve tbm o surgimento de novos números como o 10, 100, 1000 etc.

    ResponderExcluir
  13. caraca muito show...
    imagina se ate hj não existisse o zero como seria?? é engraçado num tem nenhuma coisa q foi criada pelo brasileiro não?? so indiano, arabe, alemã etc...
    kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. A criação do zero foi muito importante, se não
    existisse o zero seria muito estranho acho que seria tudo mais complicado.
    Kamila 1ªC nª 27

    ResponderExcluir
  15. Robson Pimenta 1 ano B24 de outubro de 2011 16:37

    Um numero que não vale nada, e vale tanto ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  16. Dayana Oliveira. Nº:11. Série:1°A.
    Zero...
    um algarismo que colocado na esquerda nada diferencia, mas se colocado na direita vale muito.
    E se não existisse o zero??? D:
    como um móvel poderia está em repouso??
    quem ligaria os números negativos aos positivos??
    É posso ver que o zero é bem mais importante e utilizado do que imaginei!

    ResponderExcluir
  17. o zero como todas as coisas tem seu significado e sem ele muitas coisas não teriam solução.
    Daniel rabelo 1c manha

    ResponderExcluir
  18. Ana Karine. N°:03. Série:1°C.

    O zero muitas vezes pode representar o vazio, mas em outras não, como o exemplo dos números terminados em zero que sozinhos não têm o mesmo valor quando o zero está presente!

    ResponderExcluir
  19. Achei meio complicado esse ábaco, mas agradeço aos hindus por terem descoberto o zero! Ele é o meu número favorito!
    Fca Camila n°14 1°ano A

    ResponderExcluir
  20. Eu achei muito interessante, pois, e sempre bom aprender mais um pouco sobre aquilo que se está estudando. Isso nos incentiva e fica bem mais fácil aprender sabendo como surgiu os números positivos e negativos.!
    Ricardo da silva. Nº36 1ºano A
    26 de outubro de 2011 20:25

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito tenho pra mim que o zero foi uma criação otima,sem ele muitas vezes ficaria dificil a matematica,i não ter um numero neutro entre positivos e negativos ,ficaria bem dificil fazer operações matematicas.
    1ºc n 24

    ResponderExcluir
  22. Bem, eu aprendir que na quela epoca surgiu a necessidade de se criar um novo algarismo, para então representar o Sulco vazio do ábaco,que indica que não existe nenhuma dezena. Mas na hora de escrever o número faltava um símbolo que indicasse a inexistência de dezenas.E assim nasceu o zero.
    Leticia Matias, manhã, 1º ano D, nº26

    ResponderExcluir
  23. È impressionante como surge os simbolos , é tantas pessoas inteligentes por aí , mas enfim , é bom saber disso , mesmo sabendo que o zero é um simbolo que num siginifica nada , mas sem ele não teria como dividir as familias dos negativos e do positivos , é preciso algo que represente o neutro e o zero ta aí fazendo o seu trabalho..

    Mateus Maciel 1°A n°.: 43

    ResponderExcluir
  24. num intendi quase nada mas o pouco que eu intendi foi muito interessante.
    yury 1ºD manha Nº 40

    ResponderExcluir
  25. Com esse texto aprendi mais como o numero zero (0) surgiu e de onde ele veio, e saber que ele é muito importante. E é impressionante como antigamente até mesmo antes de cristo, existia pessoas inteligentes...


    BRUNO MAIA SALES 1°D

    ResponderExcluir
  26. o zero foi "apenas" um número que completasse a tabela ,mas se tornou o número mais usado por todos muito interessante!
    thiago costa 1°D n°41

    ResponderExcluir