Os matemáticos chineses da antiguidade tratavam os números como excessos ou faltas. Os chineses realizavam cálculos em tabuleiros, onde representavam os excessos com palitos vermelhos e as faltas com palitos pretos.
Na Índia, os matemáticos também trabalhavam com esses estranhos números. Brahmagupta, matemático nascido no ano 598 d.C., afirmava que os números podem ser entendidos como pertences ou dívidas.
Mas, sem símbolos próprios para que se pudesse realizar as operações, os números absurdos, como eram chamados, não conseguiam se firmar como verdadeiros números..
Depois de várias tentativas frustradas, os matemáticos conseguiram encontrar um símbolo que permitisse operar com esse novo número. Mas como a história da matemática é cheia de surpresas, não poderia de faltar mais uma: Ao observar a prática adotada pelos comerciantes da época, os matemáticos verificaram que se no início do dia, um comerciante tinha em seu armazém duas sacas de feijão de 40 quilogramas cada, se ao findar o dia ele tivesse vendido 7 quilogramas de feijão, para não se esquecer de que naquele saco faltavam 7 quilogramas, ele escrevia o número 7 com um tracinho na frente (-7). Mas se ele resolvesse despejar no outro saco os 3 quilogramas que restavam, escrevia o número 3 com dois “tracinhos” cruzados na frente (+3), para se lembrar que naquele saco havia 3 quilogramas a mais de feijão do que a quantidade inicial.
Os matemáticos aproveitaram-se desse expediente e criaram o número com sinal: Positivo (+) ou Negativo (-).
a historía dos numeros negativos , foi muito inportante , porque ela ajuda a entender melhor esse conteúdo que foi dado na sala de aula , antes eu estava com muitas duvidas mais agora melhorou mais depois que eu li esse texto que fala da história dos numeros negativos .
ResponderExcluirJoão victor 1° ano B manhã .
Os números negativos pra mim são realmente o problema e na maioria dos casos são exigidas regras de cálculo que podem criar muitas confusões ainda mais para mim que não tenho uma estatégia de estudo.:(
ResponderExcluirOs números negativos pra mim são realmente o problema e na maioria dos casos são exigidas regras de cálculo que podem criar muitas confusões ainda mais para mim que não tenho uma estatégia de estudo.:(
ResponderExcluirAna Elayne
1°A
esqueci de colocar a identificação no outro
Realmente o numeros negativos são um grande problema nos problemas e equações . E tipo tambem que você tá lá fazendo um calculo ai ver que tem um numero negativo , ai pronto , fazem uma tempestade num copo d'água , se você prestar com bem atenção no prof. explicando , você vai perceber que aquilo fica bem fácil de resolver , basta ter força de vontade pra aprender
ResponderExcluirMateus Maciel
1° A N°: 43
MUITO INTERESSANTE POIS PODEMOS CALCULAR NOSSAS DIVIDAS E SALDOS.
ResponderExcluirlívia Abreu de Freitas n - 33 1 Ano C - manhã
Esse historia do números negativo e interessante o exemplo que ele nos da do feijão ele deve ser antigo esse exemplo pode se levado pros dia de hj mais a gente pode levar pra um exmplos diários.
ResponderExcluirRafael 32 1B
eu gostei muito,pois sem essa invenção não poderíamos contar quanto estamos devendo e quanto é o nosso saldo.
ResponderExcluirLÍGIA ABREU DE FREITAS N:25 1 ANO B-MANHÃ
eu entendi que para que nao nos perdesse nos numeros criaram o psitivo e negativos para facilitar nas contas para saberem quanto foi acresentado ou retirado de alguma conta.
ResponderExcluirMarcosuel Santos.
1°ano C Manhã.
Etendi que na historia,os comerciantes inventaram o sinal de + ou - para que pudessem calcular quantos quilogramas de feijao foram tirados ou acrescentados das sacas de feijao e segundo a historia foi dai que os matematicos criaram os numeros com sinais positivos e negativos.
ResponderExcluirRafael Duarte 1°ano D
N°15
Mas como a história da matemática é cheia de surpresas, não poderia de faltar mais uma!
ResponderExcluirA MATEMATICA,COMO TODAS AS OUTRAS COISAS TEM SEU LADO POSITIVO E NAGATIVO QUE SÃO BEM CLAROS NAS NOSSAS CONTINHAS DO DIA. COMO NA NOSSA VIDA MUITOS MOMENTOS SÃO BEM NEGATIVOS E ISSO FAZ COM QUE LEMBREMOS DE ALGUMA FORMA OS NUMEROS NEGATIVOS POIS AFINAL "NINGUEM VIVE SEM OS NUMEROS" ANTONIA JULIANA N:05 1 ANO D
kamila 1B
ResponderExcluirN 22
é bem interesante como as formas de contar daquela época influenciam esta e que com o passar do tempo algumas coisas ficam na história como os sinais positivos ou negativos que usamos até hoje para equações e muito mais, nos ajudando a resolver problemas.
kamila 1 ano B
A história do surgimento dos números negativos foi muito importante para o desenvolvimento da matemática,por exemplo,das fórmulas existentes atualmente. Ajuda também a entender como a matemática sempre parte de uma coisa simples usadas no dia-a-dia.
ResponderExcluirGenilson Barbosa, 1° ano A, n°18
Achei muito enteressante ai, porque
ResponderExcluirSem essa invenção não poderíamos contar Quanto agente deve e quanto agente ten disponivel.
Matheus Vieira 1ª Ano c nª36
É muito importante sabe a história dos números negativos para podemos aprender mais sobre o conteúdo. Eles são interessantes porque através deles podemos saber quando temos de "saldo" positivo e negativo, que mesmo sendo muito parecidos, tem valores completamente diferentes. :)
ResponderExcluirAlessandra Sousa Serpa. N°:01. 1°B.
ResponderExcluirNossa, quer dizer os negativos foram criados pelos comerciantes para atender as suas necessidades. E hj esses números facilitam mto a nossa vida!!!
Viva aos comerciantes!!!!!!!!!!!!
É muito importante conhecer a história dos números negativos, nos ajuda entender as nossa necessidades do cotidiano como na escola.E torna mais fácil trabalhar com esse números que para alguns é um problema.
ResponderExcluirJoyce Elayne Silva Morais- n 23
1° D
é super interessante conhecer como surgiu esses numeros q ate hoje nos pertubam né? kkkkk
ResponderExcluirpois é mais é legal saber um pouco da historia da matematica!
tiago lopes 1°c n°42
É muito interessante saber como surgiu esses sinais, e essa invenção é de grande importância no nosso dia-a-dia.
ResponderExcluirKamila 1° ano C n°27
eu sempre tive muita dificuldade com os numeros negativos ,mais depois de ter prestado atenção na explicação e depois de ter visto essa explicação aqui, melhorou bastante e ja to ate com uma certa facilidade .
ResponderExcluirthayna chaves 1° A
Numeros negativos não existem só na matematica, o texto por exemplo dá o exemplo de ausencia de kilos, representada por pesos.
ResponderExcluiros numeros negativos existem exatamente para complementar o sentido dos números, por que se nao fosse os numeros negativos a matematica nao teria um certo sentido.
ResponderExcluirDANIEL RABELO 1c manha
Desde a antiguidade os números negativos sendo um problema... Pelo menos facilitou bem mais o ensino e as explicações. Que também é usado bastante por empresas, mercados e etc.
ResponderExcluirRodrigo Almeida | nº:38 | 1º A manhã
Dayana Oliveira. N°:11. Série:1°A.
ResponderExcluirMuito interessante graças aos comerciantes hoje temos como trabalhar com a subtração de modo que não complique os problemas nos casos de nossas dívidas e etc!
Entendi que o matemático Brahmagupta, afirma que os números podem ser afirmados que pertences ou dívidas.E que depois de várias tentativas frustadas, os matemáticos encontraram um símbolo ao observa a prática adotada pelos os comerciantes, para saber o quanto de mercadoria tinham vendido , eles colocavam um tracinho antes de um número, ou de eles colocavam mais mercadorias acrescentavam na frente de um número dois tracinhos cruzados.E com isso os matemáticos criaram os símbolos negativo com o sinal de menos (-) e os positivos com o sinal de (+).
ResponderExcluirBRUNO MAIA SALES 1°D
Os numeros negativos é essencial para a matemática, estão nos simples cálculos de subtração. Sem eles não seria possível resolver problemas matemáticos que ajuda no dia-a-dia de todas as pessoas.
ResponderExcluirOcelio Amaral - 33
1A
Desde a antiguidade os números negativos sendo um problema . mais hoje em dia facilitou bem mais para entendermos . As vezes eu mim perco nos calculos envolvendo numeros negativos e positivos . Mas prestando atençao naum tem como errar .
ResponderExcluirPatricia Lino F . 1°ano "c" n:39
Ana Karine. N°:03. Série:1°C.
ResponderExcluirMuito interessante a maneira de como eles descobriram os números negativos, facilitando suas formas de administrar o comércio e com isso também facilitou a vida de muitos comerciantes das gerações atuais.
Confesso que não gosto muito dos números negativos,mas convenhamos que eles são importantes para a matemática. Gostei muito desse texto.Valeu!
ResponderExcluirFca Camila n°14 1°ano A
Nossa que legal muito interessante como eles descobriram.
ResponderExcluirAlice de Melo Maia n°1 1°C manha
Entendi que antes dos sinais serem criados e ultilizados, os números eram tratados com excessos e faltas, e que os cálculos eram feitos com palitos uma cor para mais e outra para menos. Mas os matemáticos encontraram os simbolos + e - graças aos comerciantes que para não terem prejuizos inventaram e usavam um traço na frente de um número para mostrar que continha menos produtos q antes, e dois traços cruzados na frente de outro número qualquer para mostrar que tinha mais produtos que antes. Então assim foram criados os simbolos + e - essenciais para a humanidade.
ResponderExcluirLarissa P. Rufino N°25 1°ano D
Eu achei muito interessante, pois, e sempre bom aprender mais um pouco sobre aquilo que se está estudando. Isso nos incentiva e fica bem mais fácil aprender sabendo como surgiu os números positivos e negativos.!
ResponderExcluirRicardo da silva. Nº36 1ºano A
26 de outubro de 2011 20:25
Gostei muito ,achei muito interresante sabe um pouco da historia da matematica ,afinal os chineses tambem podem ser chamados um dos pais da matematica,afinal tudo na matematica temos que usar os sinais de adição e subtração,alem disso e sempre bom sabe mais sobre oque se gosta.
ResponderExcluirJoão victor Nº24 1 ano c
os matemáticos encontraram um símbolo ao observa a prática adotada pelos os comerciantes, para saber o quanto de mercadoria tinham vendido , eles colocavam um tracinho antes de um número (-), ou de eles colocavam mais mercadorias acrescentavam na frente de um número dois tracinhos cruzados (+).E com isso os matemáticos criaram os símbolos negativo com o sinal de menos (-) e os positivos com o sinal de (+).
ResponderExcluirmuito espertos esses caras. ^^
Yury 1º D manha Nº 40
os matematicos aproveitaram o jeitinho dos comerciante a calcular para criar um novo tipo de expressão criando então os numeros negativos que ate hoje nos aluno ou ate professores e outras pessoas necessitam para fazer suas cantagens e seus calculos.
ResponderExcluirjamilli 1°ano"D" manha
os matematicos vendo o jeito dos comerciantes de fazer seus calculos tentaram então enventar um jeito para simplificar o jeito de se calcular naquela epoca propondo então que se coloca-se um trasinho antes dos numeros que se faltavam "os negativos" e dois sinais cruzados na frente dos numeros que eram colocados " os positivos".
ResponderExcluirjamilli 1°"d" manha n°20
Eu entendi q e muito importante conhecer a história dos números negativos.
ResponderExcluire que eles criaram o -e+ para facilita e complica nossas contas.
Anderson Silva 1ªC Nª05
Vamos postar galerinha! É só até Meia Noite!!
ResponderExcluirPostem porque as notas foram baixas!
Muito bom , mas agora dizer que isso ajudou à Saber mais sobre a matéria na minha opinião não ,porque isso nos aprendemos na sala de aula , mas é bom porque eu descobri a finalidade de eu estuda esse assunto e de onde veio e como surgiu , porque tudo tem que ter um fundamento e NÃO ficar aquela pergunta no AR "Para quer eu estudo isso ? " , "Em que isso vai servi na minha vida ?" , mas agora eu sei para quer SERVE .
ResponderExcluirNome:José laerto ribeiro lúcio filho
N°:21
Serié:1°B MANHÃ
Concluí que varios matemáticos procuravam encontrar vaias formas para que se pudesse realizar as operações,os números absurdos como eram chamados, não conseguiram se afirmar como verdadeiros números. Depois de varias tentativas os matemáticos encontraram os símbolos + e - ao observar a prática adotada pelos comerciantes para não ter prejuiso um traço a frentedeum número para mostrar que continhas mesmo produtos que antes,e dois traço cruzados na frente de outro número para mostrar que tinha mais produtos que antes.E assim foram criados os números negativos.
ResponderExcluirKarina Bernardo Bezerra Nº24 1ºAnoD
Vemos com isto q, a existencia dos numeros negativos é essencial para quase td... Sem eles nos teriamos uma certa dificuldade em entender a falta de algo,... Bastante interessante ... Bruna Girão 1anoA,. N: 07, manha
ResponderExcluirEngrasadoé que hoje em dia isso é besteira,
ResponderExcluirmas eles tiveram que quebrar a cabeça pra fazer os numeros negativos.
Eles só tiveram de ver um comerciante,ou pensar como eles(comerciante).
Gonçalo Lopes M. Junior 1ºC Nº:19