segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

História da Matemática


Bhaskara, também conhecido como Bhaskara II, nasceu em 1114, em Vijayapura, Índia. Este matemático e astrônomo também era chamado de Bhaskaracharya, que significa "Bhaskara o Professor". Seu pai chamava-se Mahesvara e pertencia a uma famosa família de astrólogos. Era comum na sociedade indiana deste período que as gerações de família com uma profissão mais definida buscassem manter este prestígio, sempre ensinando a mesma profissão aos novos membros que viessem. Porém, Bhaskara seguiu seus estudos com uma orientação mais científica, dedicando-se à parte matemática e astronômica, tais como o cálculo do dia e hora da ocorrência de eclipses ou das posições e conjunções dos planetas, o que dava sustentação à astrologia.
Bhaskara veio a se tornar o diretor do observatório astronômico de Ujjain, que era o principal centro de matemática da Índia na época. Destacados matemáticos de seu tempo como Varahamihira e Brahmagupta já tinham trabalhado neste centro, aí construindo uma escola de matemática astronômica de excelente nível.
De várias formas Bhaskara representou o ápice do conhecimento matemático do século 12. Ele consolidou o estudo sobre sistemas numéricos e resolveu equações, cujas soluções não foram alcançadas na Europa por muitos séculos.
São conhecidos seis trabalhos de Bhaskara, comprovadamente de sua autoria: Lilavati sobre matemática; Bijaganita sobre álgebra; Siddhantasiromani escrito em dois volumes, um sobre matemática astronômica e outro sobre esferas; Vasanabhasya de Mitaksara que tem seus comentários pessoais sobre a obra anterior; Karanakutuhala sobre cálculos astronômicos, sendo uma versão simplificada do primeiro volume de Siddhantasiromani; e Vivarana também com seus comentários sobre as obras anteriores, sendo um dos mais interessantes do ponto de vista da matemática por conter um resumo de todos os seus trabalhos.
Nestes trabalhos fica reconhecido que Bhaskara já possuía os conceitos sobre o zero e sobre os números negativos. Os assuntos estudados também abrangiam definições gerais de termos, juros, progressões aritméticas e geométricas, geometria plana, geometria de sólidos e combinações, entre outros.
Em relação ao manuseio dos números, Bhaskara utilizava a aritmética de forma bastante eficiente, envolvendo números negativos em soma, subtração e multiplicação. Porém, via que existiam alguns problemas na divisão, os quais ainda não tinham sido bem resolvidos por matemáticos anteriores a ele. Em um de seus livros está escrita uma regra de divisão utilizando o zero, cuja solução hoje é reconhecida como um indício de seu raciocínio, que seria equivalente ao conceito que só veio a ser definido nos séculos 17 e 18, dos infinitesimais.
Bhaskara, assim como outros matemáticos da Índia, considerava o quadrado dos números um caso particular da multiplicação, onde deveriam ser utilizados métodos também particulares. Tanto que fornece quatro métodos para este tipo de cálculo em seus trabalhos.
O seu trabalho mais famoso veio a ser a fórmula que leva seu nome (só no Brasil ele é conhecida como fórmula de Bhaskara), utilizada na resolução de equações do segundo grau. O desenvolvimento desta fórmula foi mérito de Bhaskara, porém com base em trabalhos de matemáticos anteriores, uma vez que a equação do tipo ax2 + bx = c já era conhecida naquela época, havendo, porém, soluções diferentes para diferentes formas de apresentação desta igualdade. A contribuição de Bhaskara neste assunto foi o desenvolvimento de uma única solução que englobava as várias formas de raciocínio desenvolvidas até então.
Devido à grande reputação adquirida por Bhaskara em suas importantes contribuições, em 1207 um instituto educacional foi formado na Índia especialmente para o ensino dos métodos ensinados em seus livros.
Bhaskara faleceu em 1185, em Ujjain, Índia.

25 comentários:

  1. Caros(as) Aluno(as),

    este texto é para ser lido e comentado. AlÔOO!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse cara é o CARA,ele era professor,astrônomo, e que com o tempo veio a se tornar diretor do observatório astronômico de Ujjain, que era o principal centro de matemática da Índia na época, e a pessoas a criar uma formula que podemos descobrir o valor de X, muito foda ese cara.


    bruno maia n°8 1°D

    ResponderExcluir
  3. Bruno,

    Você fez um resumo do texto, mostrou que sabe fazê-lo, porém cuidado com os termos f.....
    Fora esse detalhe considerei positivo seu comentário. E as outras postagens?????

    ResponderExcluir
  4. que historia, uma evolução conquistada ;)
    Marcella Nunes 1° ano B

    ResponderExcluir
  5. Esse cara foi um dos principais matemáticos da História sem ele hoje não teriamos a formula de Bhaskara.
    Daniel Rabelo 1C N15

    ResponderExcluir
  6. eu acho a forma de baskara muuuuuuuuuuito legal e fácil na verdade é a forma que eu mais gosto de calcular, é show as vezes só complica quando os jogos de sinais dão p/ enganar.
    kamila do nascimento rodrigues
    1° B

    ResponderExcluir
  7. esse cara e um gênio e louco por fazer uma formula tao difícil o Bhaskara e um cara que ajudou muito a entender a resolver as equações de 2 grau mais eu prefiro o método de Soma e Produto .
    Rafael n32 1b

    ResponderExcluir
  8. eu acho a forma de baskara muito legal e é fácil aprender a formula basta só substitui pelos valores.

    lívia Abreu nº33 1 ano c

    ResponderExcluir
  9. eu acho a forma de baskara muito interensante mais é um pouco dificil com um tempo eu pego o ritmo.
    elionai N17 1C

    ResponderExcluir
  10. eu gostei muito de saber como a matematica surgiu,e tambem eu apredei um pouco mais sobre a formula de baskara.

    ligia abreu n:25 1anoB-manha

    ResponderExcluir
  11. Esse cara foi d+ só em ele ter feito a formula de Bhaskara ja foi um grande progresso pra matematica.
    Remolly N41 1C

    ResponderExcluir
  12. Muito legal ele tinha muita sabedoria ele era professor,astronomo e ainda por cima matematico esse cara era inteligente msm.
    Anderson Silva N5

    ResponderExcluir
  13. Sem esse cara hj muitas coisas nao teriam explicaçao como por exemplo a propria equaçao do 2 grau
    Romulo1C N7

    ResponderExcluir
  14. Pelo que vi essa fórmula de Baskhara vai sempre estar presente em nosso dia-a-dia, pois já faz uns trÊs anos que uso ela na matemática. Interessante como ele antes de ser um famoso matemático já fooi astrólogo.
    Andressa Inácio. nº: 45. 1º ano C.

    ResponderExcluir
  15. Interessante como antigamente as pessoas tinhas várias profissões. Baskhara além de um famoso matemático foi astrólogo, professor. E contribuiu muito para muitas coisas na matemática que hoje utilizamos.
    Matheus Vieira. nº:36. 1ºC

    ResponderExcluir
  16. e muito legal !o baskhara era um homem muito famoso astrologo.e deu p/perceber que o baskhara sempre esteve presente no nosso dia-a-dia,hoje e muito usado ,pena que pouca gente saber disso.catiele 1an c n14

    ResponderExcluir
  17. Baskhara. Não se deve negar a importância e a riqueza da sua obra,Um homem que dedicou grande parte do seu tempo a achar as resoluções de suas equações, que hoje em dia nossos professores nos passam para aprendermos.
    Antonia Juliana 1 ano D

    ResponderExcluir
  18. Pelo que vi essa fórmula de Baskhara vai sempre estar presente em nosso dia-a-dia.Esse cara foi um dos principais matemáticos da História sem ele hoje não teriamos a formula de Bhaskara.... *---*

    ResponderExcluir
  19. Este matemático e astrônomo também era chamado de Bhaskaracharya, que significa "Bhaskara o Professor". veio a se tornar o diretor do observatório astronômico de Ujjain, que era o principal centro de matemática da Índia na época.Nestes trabalhos fica reconhecido que Bhaskara já possuía os conceitos sobre o zero e sobre os números negativos.Em um de seus livros está escrita uma regra de divisão utilizando o zero, cuja solução hoje é reconhecida como um indício de seu raciocínio, que seria equivalente ao conceito que só veio a ser definido nos séculos 17 e 18, dos infinitesimais.
    este homen é considerado ate hj um grande matemático pois sempre conseguia resolver os problemas da matemética.

    Marcosuel dos Santos 1° ano C; n:35

    ResponderExcluir
  20. Muitoo interessante essa históriia de Bhaskara , muito legal , vai estar sempre presente no nosso dia-a-dia , Bhaskara era um cara quee tinha muita sabedoria , inteligente demais , era astrônomo ,Professor de Matemática enfiim era um Gênio!
    Conteúdo muito fácil de aprender , gostei muito !
    Beatriz Serpa N° 7 1b

    ResponderExcluir
  21. Bhaskara foi um acra bem interesante para a nossa historia bem legal o que ele fez.
    Lucas Sousa N34 1 ano C

    ResponderExcluir
  22. Bhaskara foi um cara bem interesante para a nossa historia bem legal o que ele fez.
    Lucas Sousa N34 1 ano C

    ResponderExcluir
  23. e muito interessante a historia de bhaskara porque e essencial na matematica sem ele ia ser muito complicado encontar a formula de bhaskara ,bhaskara foi muito inteligente ter que encontar equaçao enfim muito boa historia
    larissa mendes n:29 1ano C

    ResponderExcluir
  24. Bhaskara foi peça fundamental para a Matemática,e a sua formula mais conhecida que facilita muito a nossa aprendizagem.Muito Interessante essa Historia,vale a pena ser linda.Hildelane L.Sousa número 20 1c

    ResponderExcluir
  25. É sempre legal conhecer um pouco mais sobre essas pessoas que se esfoçaram tanto e hoje merecem mérito, pois pelos longos estudos dele temos a conhecida fórmula de Bhaskara que deixa a matemática um pouco menos complicada.
    Joyce Elayne Silva Morais 23, 1 D

    ResponderExcluir